Cuidados simples podem aumentar a vida útil do colchão e garantir conforto para boas noites de sono
Assim como a gente cuida da geladeira, do fogão e do carro, o colchão também precisa de cuidados especiais e constantes. Afinal, é nele que a gente passa boa parte do dia, boa parte da vida.
Os cuidados que você precisa ter com o colchão não só garantem maior durabilidade para ele, quanto influem no bem-estar e na saúde de quem passa as noites nele. Em outras palavras: cuidar do colchão é cuidar da qualidade de vida.
Isso vale tanto para o seu colchão de todas as noites quanto para aqueles que ficam guardados em algum lugar para um eventual hóspede ou que estão temporariamente guardadas para uso no futuro.
Por isso, a Odora Higienização apresenta dicas para o cuidado do colchão
- Colchões são um lugar muito atraente para os ácaros, que podem provocar reações alérgicas e doenças respiratórias. Por isso, passe aspirador de pó ou escova regularmente. Aspire o colchão quinzenalmente.
Mantenha o quarto arejado, principalmente se tiver janelas pequenas. Use desumidificadores de ar e tire a roupa de cama por algumas horas durante o dia. - Não faça do colchão uma poltrona, porque isso pode danificá-lo, com o passar do tempo. O produto foi feito para receber peso de maneira uniforme, com o vaivém de uma pessoa ou casal durante o sono.
- É um erro colocar o colchão sob sol forte, pois isso resseca o produto.
- Nunca deixe o colchão envolto em plástico, pois isso pode levar ao acúmulo de umidade e à proliferação de micro-organismos.
- O uso do protetor de colchão evita o acúmulo de poeiras e sujeiras. O modelo mais indicado é o protetor de colchão impermeável, que também evita a transferência de umidade para o colchão, mantendo o seu colchão sempre limpo, sem bolor e manchas.
- Não deixe que as crianças fiquem pulando sobre os colchões, pois isso danifica as molas ou a espuma.
- Vire seu colchão periodicamente, seja na horizontal, seja colocando para baixo a face que estava para cima. Os colchões de molas precisam ser girados somente na horizontal, ou seja, girar os pés para a cabeça e vice-versa. Já o colchão de espuma pode ser virado, virando o lado de baixo para cima.
Um comentário sobre “Como cuidar do colchão e melhorar o conforto e a qualidade de vida”